O Beltrame e o Paes tão brigando. Cara é louco ver a cara de cansado do secretário de segurança pública do Rio dizendo que a polícia tá agindo mas que o as pessoas estão descontroladas. Que as pessoas nao respeitam limites. Que andam pela estação com armas na mão ao lado do quartel da polícia. Caraca quanta impotência. Então vem o prefeito e explica que a maior parte dos custos da olimpíada está sendo pago pela prefeitura e que a segurança é atribuição do governo do estado. E pra alfinetar mais ainda diz que suas contas estão em dia. É.. muita areia pro caminhão dos cariocas..kkkk
Rio de Janeiro, Olimpíadas, Brasil, Romance, Amor, Distância, São Paulo, Solidão, Arte, Cultura, Discriminação, Beleza, Negritude, Violência, Insegurança, Viagens, Turismo. História.Um blog que trata de tudo isso ao mesmo tempo.
terça-feira, 21 de junho de 2016
domingo, 19 de junho de 2016
A mulher do beto
A uns anos atrás o Beto veio morar na casa ao lado. Havia se casado recentemente e trouxe sua nova esposa. Uma moça alta, fina, que se vestia muito bem, branca, corpo esbelto. Muito bonita. Na época conversamos e ela parecia muito bem formada e informada. Me perguntei o que fez ela vir morar com o Beto no oásis. Não entendi muito bem. Uns dois anos depois, já separada do Beto, conversando como amigos ela explicou que conheceu o Beto em Peruibe, ele sempre de carro mais ou menos. Aí ele falou que alugou uma casa no jardim oásis, em itanhaem, casa nova. Pensei que o oásis de itanhaem fosse a mesma coisa que o de peruibe. Em peruibe, o oásis é um condomínio fechado de alto padrão... quando cheguei aqui, já casada, era tarde pra me arrepender...
Ai eu so pude rir... kkkk
Ela voltou para peruibe, pra casa dos pais...foi uma das primeiras pessoas que definiram para mim esse lugar como uma merda. Que eu teria que ir embora daqui. Ela foi. Nunca mais pisou aqui.
terça-feira, 7 de junho de 2016
O vlt
Ontem cheio de alegria vi o início do funcionamento do vlt no rio. Fiquei feliz pois acompanhei parte das obras, vi até os trens novinhos pichados lá nos estacionamentos perto da rodoviária. Mais show ainda é que acho que eles farão a integração da rodoviária com o resto do centro da cidade, principalmente com a lapa, o lugar mais gostoso do rio.
Uma composição do Vlt, nome moderno do antigo bondinho, tem vários vagões grandões e com ar condicionado, carregam gente pra cacete com conforto e silêncio. Um verdadeiro metro de superficie. Imagem linda ele passando em frente ao MAR e ao Museu do amanhã na praça Mauá, mostrando talvez as melhores obras geradas para as olimpíadas do rio. Jogaram na cara né. Pensei.
Mas, como sempre tem um mas, não podia deixar de acontecer alguma merda. Afinal estamos no Rio de Janeiro onde a última preocupação do prefeito é saber se tá tudo certo, tudo conferido como deveria ser antes de inaugurar uma obra desse porte que envolve milhares de usuários. Parece que ele pensa assim em sua pressa de mostrar trabalho: inaugura logo, atropelando tudo, arruma uns panquecas ai pra experimentar, se der certo maneiro, show. Se der ruim, não vai ser a primeira vez né?
Pois entao, logo no primeiro dia, antes do final da tarde, o sistema pifou... como diria tim maia, parou.
Ficou todo mundo na rua, cachoeira.
Quebrou.
Acabou a energia e o vlt deixou as pessoas a pé pelas ruas...desoladora a imagem das pessoas descendo do trenzinho tão enfeitado pra terminar a viagem a pé. A frustração estava estampada no rosto das pessoas.
Oh meu rei... oh Eduardo Paes...que vergonha..
Mas to torcendo pra dar certo. Tomara que esse seja um problema pontual. E que esses trens não provoquem nenhuma tragédia espetacular apesar da reportagem apresentar uma informação no mínimo preocupante: O vlt vai transitar em meio ao transito normal da cidade tendo inclusive que parar nos semáforos. Cara agora pense num desses motorneiros chapados, preocupados com os salários atrasados, ver o farol amarelo a passar direto com seu pequeno veículo de vários vagões? vai ser o dia que o romântico bondinho virara o monstruoso mamute, do speed racer (quem viu lembra, desenhinho animado antigo).
É muita treta.
Master chef na portela
Hoje vi um reality show da tv bandeirantes que utilizando o tema culinária apresentou um elenco composto por 1 apresentador 3 supostamente cozinheiros experientes, acompanhando 13 concorrentes a chefs somando um total deZessete pessoas e, dentre estas uma, apenas uma pessoa negra.
Na competição os concorrentes tiveram que fazer churrasco com linguiça, picanha, vinagrete e farofa.
Cozinharam pra velha guarda da escola de samba da portela. 100 pessoas reunidas numa churrascada. Destas 100, 9 pessoas eram brancas e 91 negras.
Essas escolheram os melhores pratos e decidiram qual equipe que fez o melhor churrasco.
Esses números revelam algo sobre esses universos?
O quê?
Insistindo mais um pouco...
Em outras palavras:
17 protagonistas, dentre eles uma pessoa negra e
100 coadjuvantes entre os quais 9 brancos.
Ah.. besteira da minha cabeça né?
sexta-feira, 3 de junho de 2016
To puto da vida
Aeee Joab esse texto é pra você. Cara, sou negro, sou negro veio. E você vive falando pra mim desistir do Rio que isso que aquilo. Beleza, to tentando. Mas olha a merda. Esses dias estava querendo ouvir uns sons legais, de nossa juventude. Daqueles que lavam a alma. Sair do lugar comum. Fui na fonte. Samba rock, Domenica, busquei no app swift dowloader aqui, apareceu Jorge Ben... beleza ele mesmo... cliquei num álbum completo apareceu Brasil tropical, baixei e fui ouvindo. Jorge Ben canta lindo um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. Já veio logo na cabeça o calor e a beleza so RJ. Aí balancei a cabeça e pensei: Porra o Jorge Ben do Rio de Janeiro. Começou a irritação. Aí pensei vou ver Bebeto... quem sabe... segura nega viu, segura a nega. Do Rio também. Ai lembrei. Tim Maia, nem se fala. Merdaaa. Hildon, Cassiano, paulo diniz, trio esperança. Tudo do rio. Ai pensei Fundo de Quintal. Caraca de Madureira... Então mudei o focol, antigas da mpb legais... Rita Lee.. Rj... que merda. Fui no mercado hoje e tava tocando Bezerra da Silva. Deu vontade de ouvir mais, de onde? Nem precisa dizer né.
Tinha levantado de manhã irritado tentando descobrir algo de belo e original de nossa urbanidade que não tivesse se originado no Rio. Pensei nos bailes, os grandes bailes sao de SP. Fui rever Chic Show e apareceu um artigo dizendo que eles estavam voltando que o Luizão tava vendo o mercado que isso que aquilo. O mercado que eles falavam é de pessoas com mais de 35 anos...aí pensei: -Porra quando passeei no rio esses dias tinha uma par de bailes blacks e ninguém falava de nostalgia. Pareciam vivos atuais, presentes. Fudeu. Os bailes quase morreram aqui e lá continuam vivos. Sinal de que no rio o clima, o tema que para nos foram momentos de juventude estão presentes até para essas gerações. Aí sim temos a tranquilidade de estarmos culturalmente entre iguais.
Inverti o foco. Perguntei pra janaina se conhecia algum grupo sertanejo ou de forro do rio de janeiro... ela disse não.
- Ah pai... mas tem o racionais. Esses sao de sp. Sim, o rap é paulista.
É, ela esta certa, pelo menos isso. Mas não existia rap antes dos anos noventa.
Aí lembrei das grandes equipes que conseguiram gravar discos esses anos e, furacão 2000 e dinamite... do Rio.
Conclusão. O ambiente que gerou a trilha de nossa juventude foi o Rio de Janeiro.
Um rever sincero de nossa cultura e arte passa pela valorização dessa verdade. A gente curtia aqui o que eles criavam.
Hoje aqui tem uns grupos novos de pagode ( pagode tambem nascido de grupos cariocas, que muitos dizem ser uma degeneração do bom samba). Sim têm. Mas hoje. Também tem o rap.
Mas hoje.
Estou falando de origem e identidade, logo nao estou falando de hoje.
Merda...
Não consigo me desvencilhar do ambiente mágico da cidade maravilhosa.
Ajuda ai..me mostra que estou errado, que o melhor de nossa trilha sonora não veio nem passou pelo Rio de Janeiro. Que não tenho razões para esta tão encantado com o RJ, ou então, se encante também. Rs. Fuiiii.