Ontem cheio de alegria vi o início do funcionamento do vlt no rio. Fiquei feliz pois acompanhei parte das obras, vi até os trens novinhos pichados lá nos estacionamentos perto da rodoviária. Mais show ainda é que acho que eles farão a integração da rodoviária com o resto do centro da cidade, principalmente com a lapa, o lugar mais gostoso do rio.
Uma composição do Vlt, nome moderno do antigo bondinho, tem vários vagões grandões e com ar condicionado, carregam gente pra cacete com conforto e silêncio. Um verdadeiro metro de superficie. Imagem linda ele passando em frente ao MAR e ao Museu do amanhã na praça Mauá, mostrando talvez as melhores obras geradas para as olimpíadas do rio. Jogaram na cara né. Pensei.
Mas, como sempre tem um mas, não podia deixar de acontecer alguma merda. Afinal estamos no Rio de Janeiro onde a última preocupação do prefeito é saber se tá tudo certo, tudo conferido como deveria ser antes de inaugurar uma obra desse porte que envolve milhares de usuários. Parece que ele pensa assim em sua pressa de mostrar trabalho: inaugura logo, atropelando tudo, arruma uns panquecas ai pra experimentar, se der certo maneiro, show. Se der ruim, não vai ser a primeira vez né?
Pois entao, logo no primeiro dia, antes do final da tarde, o sistema pifou... como diria tim maia, parou.
Ficou todo mundo na rua, cachoeira.
Quebrou.
Acabou a energia e o vlt deixou as pessoas a pé pelas ruas...desoladora a imagem das pessoas descendo do trenzinho tão enfeitado pra terminar a viagem a pé. A frustração estava estampada no rosto das pessoas.
Oh meu rei... oh Eduardo Paes...que vergonha..
Mas to torcendo pra dar certo. Tomara que esse seja um problema pontual. E que esses trens não provoquem nenhuma tragédia espetacular apesar da reportagem apresentar uma informação no mínimo preocupante: O vlt vai transitar em meio ao transito normal da cidade tendo inclusive que parar nos semáforos. Cara agora pense num desses motorneiros chapados, preocupados com os salários atrasados, ver o farol amarelo a passar direto com seu pequeno veículo de vários vagões? vai ser o dia que o romântico bondinho virara o monstruoso mamute, do speed racer (quem viu lembra, desenhinho animado antigo).
É muita treta.
Rio de Janeiro, Olimpíadas, Brasil, Romance, Amor, Distância, São Paulo, Solidão, Arte, Cultura, Discriminação, Beleza, Negritude, Violência, Insegurança, Viagens, Turismo. História.Um blog que trata de tudo isso ao mesmo tempo.
terça-feira, 7 de junho de 2016
O vlt
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário