sábado, 20 de agosto de 2016

E agora?

Essa olimpíada talvez seja a última grande obra do governo lula a ser apresentada. Mas a pergunta que não quer calar, como era o Rio antes da copa e da olimpíada e o que será dele agora, depois dos jogos... Os jogos paraolímpicos já tem tom de ressaca, de fim de festa. O governo federal já se mostra reticente em continuar injetando dinheiro no Rio. Os cariocas parece que vão sentir forte a derrocada do governo PT.
E agora?
De rolê por lá notei que a cidade respira samba e carnaval. Essa parece ter sido a tônica sempre da cidade. Mesmo sendo la a sede da Petrobras, da Vale do rio Doce, Da globo, de autarquias federais importantes, desde militares até empresas estatais.
Seriam suficientes essas empresas pra manterem sadia a economia da segunda maior cidade do Brasil? Do segundo maior agrupamento populacional do país?
Tomei contato com o Rio a menos de três anos. Em minhas recordações anteriores o Rio só aparecia no carnaval e já era. Lembro que uma vez imaginei o que seria do RJ se São Paulo começasse a fazer um carnaval melhor que o do Rio, talvez virasse um nada. Isso foi antes de desembarcar lá e ser enfeitiçado pela cidade. Hoje o temor de estar certo antes me incomoda. O Eduardo Paes falava isso antes das olimpíadas. O problema não são os jogos. O problema vai ser depois... O cara é bom. É visionário. Conversando com os jovens de lá, os que pensam em futuro só falam em virar militares ou trabalhar na Petrobras. Será que tem espaço pra todos nesses nichos? Do jeito que falam parece que sim, diferente daqui, SP. Mas parece.  Lembrei de Niterói. É outro esquema lá, com estaleiros e uma forte indústria naval a economia do município se mantém equilibrada. Tem mais estabilidade que a cidade do Rio e um orgulhoso prefeito que era militante estudantil. Niterói é mais pé no chão que o Rio de Janeiro. Mas ali do ladinho tem São Gonçalo, cujos índices de violência são iguais aos da cidade do Rio ou até piores, e aí que tudo fica muito assustador para o futuro. Que política de segurança será adotada agora? Com que mote e com qual verba? Tentaram as  upps  para criar condições para a copa do mundo e a olimpíada mas antes mesmo dos jogos acontecerem já se percebia o fracasso do projeto. As histórias da Vila do João mostram que o estado ainda não existe na maior favela do Rio. Se com toda essa agitação pregressa, com todo o apoio logístico e financeiro das três esferas da federação o estado não conseguiu a paz ali, que esperar do futuro? Agora sem apoio do lula, sem nenhum grande espetáculo a promover? Tendo que olhar no espelho e se cuidar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário