(Uol) Ontem, o Corinthians goleou o Flamengo por 4 a 0 e chegou aos 25 pontos,...
(O globo-rj) Flamengo é humilhado pelo Corinthians em São Paulo.
Rubro-negro começa o jogo bem, mas se desestabiliza e leva 4 a 0.
As duas formas de apresentar o resultado de um mesmo jogo diz muito sobre as diferenças entre os cariocas e os paulistas. O jornal paulista apenas apresentou o resultado e a vantagem obtida pelo vencedor. Não se vê nesta descrição adjetivações qualitativas nem depreciativas sobre o vencedor nem sobre o derrotado. Mas o jornal carioca tinha que tocar lenha na fogueira. Descreveu o resultado como uma humilhação para o flamengo, e de tabela para os cariocas que neste momento eram representados pelo time, o famoso rio x sp; descreveu como se deliberadamente os paulistas impusessem uma humilhação aos cariocas com a vitória num simples jogo de futebol. Não fica difícil perceber que mesmo diante do respeito e de qualquer fair play que o time paulista rendesse ao carioca, este de qualquer, de qualquer forma se sentiria humilhado não necessariamente pela derrota e sim por ser derrotado por um time de sp.
E ainda diz que o flamengo se desestabiliza durante o jogo, ou seja, começou bem mas como se ficasse com medo ou coisa assim, desandou. Da forma colocada, pareceu que o time estava indo pruma guerra. Típico dos cariocas. Tentar rebaixar, menosprezar de forma irresponsável os interlocutores em qualquer situação e depois enfeitar o pavão na hora que a boca esquenta, tentar relativizar as merdas que falam e pensam.
Os termos acerbam uma mágoa crônica que alimentam em ressentimento aos paulistas. Há que se estudar como e porque isso é tão generalizado por lá a ponto de chegar até os textos da chamada "grande imprensa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário