Cara..to pra escrever este texto ha uma data. Desde que li a transcrição (indevida, ilegal) das conversas de Lula publicadas pelo tucano evangélico enrustido do Paraná, o "juiz' Sérgio Moro.
Destarte as outras coisas a serem comentadas, nada foi mais elucidativo do carater carioca do que as palavras do prefeito do Rio Eduardo Paes sobre Lula. Recomendo a todos lerem a transcrição (é documento publico - ta na net).
Num momento tão delicado da historia nacional, onde a presidente da república e um ex presidente que se tornou um icone mundial se veem a beira de ser apeados por um golpe politico/juridico, a escolha do assunto para brincar, a abordagem de forma malandreada, o orgulho natural de se sentir digno de julgar, suas razões tão serenamente pacificas sobre a riqueza e a ostentação, a prostração que impõe aos interlocutores com esta visão de mundo, coroam douradamente sua sensação de superioridade em relacao aos outros brasileiros, principalmente os paulistas, com sua economia tacanha, seu mau gosto bandeirante, sua garoa persistente, contrastando eternamente com o calor, a beleza da cidade, presente de deus e a nobreza e dissipação quase natural herdada dos tempos imperiais pelos cariocas.
O texto fala por si só: Paes tirando onda: "Agora, da proxima vez o senhor para com essa vida de pobre, com essa tua alma de pobre comprando "esses barcos de merda", "sitiozinho vagabundo", puta que me pariu! (Lula ri..ja deve estar bem envergonhado) Imagina se fosse aqui no Rio esse sitio dele, não em Petrópolis, não em Itaipava. É como se fosse em Marica. É um merda de lugar porra! (Lula com certeza ja envergonhado ri) Esse barquinho dele é em São Pedro da Aldeia, Araruama. Não é em Búzios nem Angra porra! (Lula: puta que o pariu) É um cafona. O senhor não perdeu essa sua alma de pobre. Isso que é a maior desgraça que eu to vendo nesse processo todo porra."....
Simplesmente impressionante. O prefeito do Rio fala, e o que fala? Do espirito de pobre do sindicalista do abc, de sua cafonice, de sua falta de grandeza? Quando poderia ter comprado iates em angra e comprou pedalinhos em atibaia, quando podia ter belas propriedades em lugares lindos e se contentou com um merda de apartamento no guaruja. Imperdoavel para um carioca. Ao Lula faltou nobreza, estilo. Trata-se do verdadeiro contraste, alma de pobre x alma de.. nobre. A grandeza, a nobreza está na alma. Na alma do carioca. Ele não mediu palavras para humilhar o ex presidente. Imbuido de seu espirito monárquico ele pode. Ele é ou pelo menos se acha o ultimo bastião dos costumes e valores da corte, onde parecer é tao importante quanto ou ainda mais importante que ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário