terça-feira, 26 de abril de 2016

Cagadas cariocas (o rei esta nu)

Porra meu rei Eduardo Paes. Ser metido beleza, faz parte da cultura do carioca, mas ser tão relapso, tão despreocupado, tão descuidado com sua cidade é foda.
Tem coisas que por acontecerem demonstram uma total irresponsabilidade sua, não apenas para com  seus súditos,  mas principalmente para com seu reino.
A destruição da ciclovia recentemente inaugurada por uma ressaca do mar, onde morreram pessoas, é uma dessas coisas.
Em sua petulante postulação  monárquica vossa majestade deveria saber que a nobreza constrói obras monumentais e duradouras. Castelos, pontes, estradas que duram séculos.
Em franca superioridade aos capitalistas modernos que em sua ânsia economizadora constroem coisas descartáveis, práticas, feias e baratas e que só forçados por lei chegam a oferecer alguma garantia por suas porcarias. Vossa majestade conhece a lei, sabe que sem um edital bem pensado e garantias escritas contratar responsabilidades junto a esses mercenários é jogar dinheiro fora.
Vossa majestade então encomendou uma ciclovia. Imaginei que pela importância e beleza de vosso reino e das exigências de vossa hereditária condição nobiliarquica,   seria produzida uma obra bela e duradoura, à altura de outras cidades famosas mas nem tão belas como a vossa, como Paris, Londres ou San Francisco mas consoante vossos hábitos monárquicos de grandeza.
A localização da ciclovia inaugurada esses dias atrás é monumental:  numa escarpa a beira mar, ao lado da importante avenida  Oscar Niemeier e ainda com o nome do Tim Maia! Tudooo. Show brother.
Fiquei doido de vontade de dar um role lá.
Mas quando vi a delicadeza da estrutura pensei.. cara... bonita é, mas será segura? 
Senti um certo medo pois a obra parecia com aquelas ciclovias de rua.. cheia de cores e frufrus. Mas. não era na rua, era sobre o mar, à beira de uma escarpa. Como não perceber o perigo e sentir medo daquela construção tão delicada tomando bordoada das ondas?
Olha só o naipe da  estrutura que tem atrás dela pra sobreviver às intempéries! Será que quem construiu a ciclovia não notou nada de estranho?
Uma obra econômica, prática e barata, sem solidez nem tradição, muito menos adequação à bela e poderosa turbulência natural do local.
Vi numa dessas reportagens que o consórcio que construiu a obra obedeceu rigorosamente as instruções do edital de concorrência, ou seja, fez igualzinho ao que o governo pediu e por isso se isenta de responsabilidade pelo desastre.  E vi também  no jornal um dia desses, que o edital dizia respeito a um  projeto em cuja planta não figuravam os responsáveis técnicos!?!?
Que doidera... Quem autorizou isso? Como se chegou a esse ponto? Uma ciclovia olímpica sendo construída á beira de uma escarpa sem  responsáveis técnicos?
Tá de brincadeira.
Só da pra imaginar uma situação.  O poder  absoluto da corte que mandou que fosse feito de  qualquer jeito a obra, aliás, do jeito que algum amigo do rei mandou.
E, por ser um obra do rei, os servos e operários nem se preocuparam com esses "pequenos detalhes".
Manda quem pode manda né? E obedece quem tem juízo. Se o rei ta mandando fazer assim, que assim seja.
Os serviçais obedeceram ao edital do rei - garanto que questionando a segurança- quem sabe até acreditando que a estrutura resistisse.
Mas e se não resistisse?  Impressionante a falta de critérios e de responsabilidade do governo carioca ao avaliar as necessidades de segurança para uma obra deste porte.
Porisso, venho respeitosamente pedir a
Vossa alteza, Eduardo Paes... - Cuida melhor da cidade maravilhosa. Ela é nossa, de todos os brasileiros. É linda. Merece o melhor em tudo. Não custava nada ter feito uma obra sólida tal qual o Rio de Janeiro merece.  Entristece a todos nós o Rosário de notícias tristes sobre a cidade maravilhosa.
Veja direito isso aí.
Todo dia assaltos, balas perdidas, desmoronamentos, explosões e mortes em edifícios, poluição na lagoa e agora queda da ciclovia. Só falta a boca da cobra fechar (o museu do amanhã tombar). Aí pronto.
Vem aí as olimpíadas. Deveríamos estar tranquilos e favoráveis. Mas não. Cada notícia, cada telejornal aumenta a incerteza e a insegurança sobre o que será que vai acontecer. Como serão esses jogos.
A cidade mais linda do mundo precisa de gestão. 
Defendo a cultura e a beleza do Rio. Queria tanto poder elogiar tudo daí.
Mas não tá dando mesmo.
As olimpíadas e a copa foram uma aposta em  duas coisas: a beleza do Rio e sua capacidade de sediar os jogos.
O rei ta ficando nu.
Cara já pensou se nas olimpíadas os funcionários públicos estiverem sem pagamento do Estado e os policiais fazerem greve?
Reconheça alteza. Sua corte está desvalorizando o belo, se contentando com o kitsch artificial e descartável do capitalismo selvagem já rejeitado  até por estados capitalistas mais modernos, mais ilustres. Lembra as palavras do vosso histórico, esse  sim nobre, magnânimo e referenciado arquiteto Oscar Niemeyer, quando lembrava que o Estado tem que fazer obras belas e duradouras, pois são do povo, da nação que por sua contribuição e merecimento fazem jus a sentir orgulho de suas obras.  A arquitetura e execução da  ciclovia  foi de uma pobreza indigna de nobres monarcas, do povo brasileiro, mais típico de burgueses comerciantes e mercenários.
Nada a ver com sua estirpe petropolina. Absolutamente em desacordo com a necessária  gestão moderna dos espaços públicos.  Empobreceu e maculou  vosso castelo.
Os especuladores de plantão diante dessas coisas vão perguntar se não teria sido melhor fazer tudo em São Paulo ou Los Angeles sei lá. Acabando com o que resta de respeito pela importância turística de vosso reino.
Tão belo, tão lindo mas, tão largado, tão mal administrado que reclama  pena pela sua desorganizacao, violência e... por mais incrível que possa parecer, pobreza, viu senhor Eduardo Paes.

Epílogo:

Este texto satiriza o prefeito do Rio associando-o a um monarca. A razão dessa colocação é a conversa dele com o Lula, veiculada pelas escutas do Moro, quando ele disse que o lula tinha espirito de pobre e não largara esse espírito nem depois de Presidente. Ocasião em que o Prefeito denegriu a cidade de Maricá e exortou a ostentação. A impressão que dá é que ele se acha melhor que tudo e todos, que tem autoridade pra julgar qualquer um. Um monarca absoluto em seu trono. Durante a maior parte da história do Brasil vivemos sob um império cuja capital era o Rio e depois durante a república continuou lá. Tem uma familia imperial de verdade por lá reclamando a volta da monarquia. São achaveis no instagram. Até isso tem no Rio. Lugar doido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário