domingo, 10 de abril de 2016

Madureira! Re madureira...

Caraca...impresssionante como a vida da voltas. Quando naquela época eu iria imaginar que conheceria Madureira?
Esse lugar se reveste de uma mágica assim sei lá...me remete ao Brás em SP, aos sambistas que cantavam os trens do subúrbio - me perdoem a apropriação indevida de um termo tão carioca, pois aqui se usa periferia - memória me falha em momento tão importante, pois destes só me recordo de Kid Morangueirinha -o Moreira da Silva - e Demônios da Garoa. Nomes tão caros à cultura popular paulistana e que tanto me encantava na pré maturidade...época das descobertas do mundo.
Esses sambistas falavam de Madureira. re Madureira... era o mote deles.  Lá sim. era o berço do samba... lá teria samba do bom... Madureira... re Madureira.
Na memória os trens...teriam trens em Madureira?
O nome Portela e Império Serrano a eles eram preciosíssimos... Portela..
Hoje com mais idade sei que são escolas de samba, mas naquela época escola de samba era algo desconhecido pra mim. Adolescente da periferia de São Paulo, da zona sul, de onde até hoje não me recordo da existência de nada parecido, uma agremiação de samba tão grande.  Definitivamente não sabia do que se tratava. Sabia sim que tinha algo a ver comigo...mas o quê? Porquê me encantava tanto?
Meu amor não consegue compreender meu encanto por Madureira.
Nascida e criada no rio, em Irajá, pra ela Madureira é apenas um lugar de compras, mercadão barato onde consegue suas ervas e onde têm um lindo shopping center, apenas mais um bairro comum. Ela não percebe a magia que cerca esse nome.
Num momento de descontração, fiz uma consulta descompromissada ao  google, digitei Madureira...
A história do bairro é longa mas tudo dela  me chamou atenção. Madureira é considerado um bairro de classe média baixa lá no rio. Classe média baixa? Sim, estilo carioca de descrever.
Um bairro a que recorre toda a cidade  a procura de produtos populares. Novamente me lembrou do Brás aqui em SP.
Com dificuldade de assumir a grandeza do local o autor de um dos textos do google creditou ser o quarto ou quinto maior bairro em importância da cidade. Não gostei, mas bom... vamos lá... falou da religiosidade forte, das muitas igrejas católicas e das religiões afrobrasileiras e também de algo que sempre me despertara a curiosidade: a assembléia de Deus ministério de Madureira...
Cara, aqui em sp tem muitas dessas igrejas, muitas mesmo. Por todo canto se ve assembléias de Deus ministério de Madureira! Onde nasceu? Em Madureira... berço do samba, impressionante.
A excitação foi imensa ao conhecer o mercadão de madureira, o maior mercado popular do RJ. Lá tinha guaraná geneve, ervas de todo tipo, animais vivos, muitas, mas muitas lojas de artigos de umbanda e candomblé. Um mercado diferente, nunca havia visto nada igual. Tudo isso em meio às lojas de produtos contrabandeados da china, comuns em todo canto, farmácias, lojas de bijuterias, pastelarias, açougues, ferragens, roupas... enfim.. difícil o que não se achasse ali.
Mas espanto mesmo foi perceber a venda de animais vivos dentro de um prédio de vários andares, com aquele cheiro peculiar de granja... cara... bem louco.
Hoje em Madureira tem BRT... e a maior confluência de linhas de ônibus do Rio de Janeiro.  O trem ainda é importantíssimo mas o BRT é ainda a grande novidade no RJ - ônibus articulados imensos rodando em faixas exclusivas- com ar condicionado e tudo. Mega legal, e seu principal destino? Madureira.
Difícil crer que nao é o bairro mais importante do Rio de Janeiro. Talvez a hesitação do autor da Wikipédia em aceitar isso é porquê Madureira concentra também a maior população negra do RJ, mais de 80% dos moradores são negros. Talvez por isso meu encanto por aquele local. A atração pelos iguais..por estar em meio ao meu povo..minha raça. Madureira. 
Meu amor..este foi o maior presente que já recebi até hoje.
Conhecer Madureira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário